Notícias

 

Publicado em 1975, o livro Vigiar e Punir de Michel Foucult realiza uma análise das relações de poder inauguradas na Modernidade e constitutivas de nossa alma moderna. Com a aproximação das celebrações de publicação da obra, o grupo Limiar - Estudos de Linguagem e Mídia irá se concentrar do debate da relevância da disciplinarização para os...

Os parâmetros de Foucault para compreensão do discurso - de que qualquer um não pode falar qualquer coisa em qualquer lugar ou tempo, reverberam por toda uma tradição intelectual que se debruça sobre os estudos do discurso. Afinal, por que um enunciado e não outro em seu lugar?

As inscrições para o ciclo semestral de estudos e debates do Núcleo Libertas seguem abertas no site do evento até o dia 5 de agosto, data em que se inicia o curso. A participação é gratuita, acessível ao público em geral, inclusive à comunidade externa à UFMT, e com certificação.

A resistência das mulheres aos discursos patriarcais e a outros enunciados hegemônicos é o tema da Aula Inaugural que inicia atividades do Núcleo Libertas - Estudos, Pesquisa e Extensão em Práticas de Liberdade, em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, a partir das 19h30, via transmissão on-line.

Está aberto, até a próxima quinta-feira (22), o período para submissão de resumos para participar da Mostra Científica do "Workshop de Estudos de Linguagem: O Sujeito e o Presente". O objetivo é reunir e divulgar trabalhos das áreas de conhecimento que tenham relação com a Linguística e as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, principalmente...